terça-feira, 19 de junho de 2012


sábado, 16 de junho de 2012

Tarefão de Revisão (8º ano)

1- Aponte as principais características do Antigo Regime.

2- Como era a divisão da sociedade francesa antes da Revolução?

3- Quais os principais motivos que levaram ao processo revolucionário?

4- Elenque alguns fatos que antecederam a queda da Bastilha.

5- Quais os ideais da Revolução Francesa?

6- Apresente os principais grupos sociais envolvidos no movimento e quais os seus objetivos.

7- Narre as fases do processo revolucionário francês e dê uma característica que vocês achem importante para cada período.


8- Como a Revolução Francesa repercutiu no Brasil? Aponte os movimentos separatistas surgidos nesse período e suas peculiaridades.

9- Como Napoleão Bonaparte chegou ao poder na França? Descreva os períodos de divisão do seu governo e as principais características de cada um deles.

10- O que foi o Bloqueio continental, quais as intenções de Napoleão ao decretá-lo e quais os seus desdobramentos em Portugal?

11- Após a derrocada de Napoleão as monarquias europeias tomaram algumas providencias para se protegerem. O que foi o Congresso de Viena e a Santa Aliança?

12- Elenque as pré-condições que levaram ao processo de independência da América Espanhola.

13- Por que podemos afirmar que a chegada da Corte portuguesa ao Brasil deu inicio ao nosso processo de independência? Cite alguns fatos que confirmem essa teoria.

14- Aponte algumas transformações ocorridas no Brasil com a chegada de D. João VI.

15- Em 1820 ocorreu a Revolução do Porto em Portugal. Quais as causas e objetivos desse movimento?

16- A emancipação política do Brasil provocou transformações profundas para a população? Justifique.




Bons estudos!!! Façam o Tarefão no caderno dessa vez, não é para me entregar. As respostas podem ser encontradas das aulas 19 - 27 e no conteúdo do caderno. Caso encontrem alguma dificuldade para responder a qualquer questão, não deixem de pesquisar na internet também.


Mil beijos e bom final de semana

Tarefão de revisão (7º ano/Promissão)

1- Cite as principais transformações culturais ocorridas durante a baixa idade média (principalmente nas áreas de educação e literatura).

2- Como era a educação de meninos e meninas durante a Idade Média? Por que isso era necessário?

3- Por que durante a Baixa Idade Média os burgueses começaram a financiar a formação das monarquias nacionais europeias?

4- Qual o fato comum que liga a formação das monarquias nacionais Inglesa e Francesa?

5- Narre o processo histórico de formação do Estado Nacional Francês.

6- Descreva o processo histórico de formação da monarquia nacional inglesa.

7- O que era a magna carta?

8- Os árabes muçulmanos invadiram a Península Ibérica no ano de 711 d.C. Qual a ligação desse fato com a formação das monarquias nacionais de Portugal e Espanha?

9- Exponha a formação do Reino de Portugal.

10- Exponha a relação do Casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão com a unificação da Espanha e a formação da monarquia nacional espanhola.




Bons estudos!!! Façam o Tarefão no caderno dessa vez, não é para me entregar. As respostas podem ser encontradas das aulas 23 - 26 e no conteúdo do caderno. Caso encontrem alguma dificuldade para responder a qualquer questão, não deixem de pesquisar na internet também.


Mil beijos e bom final de semana

Tarefão de revisão (6º ano/Promissão)

1- Dê as principais características dos períodos em que se divide a história do Antigo Império Egípcio: Antigo, Médio e Nove Império.

2- Por que os Hicsos, povo originário do Oriente Médio, conseguiram dominar o Egito durante dois séculos?

3- Por que os faraós do Médio Império desejavam ampliar as terras do Egito até a Núbia? Mas qual a maior dificuldade encontrada pelo exercito egípcio?


4- Como era dividida a sociedade no Antigo Egito?

5- Cite duas características da vida cotidiana dos egípcios.

6- Qual a ligação dos egípcio com a religião? Escolha três deuses, procure imagens na internet e cite suas principais características.

7- Sabemos que os egípcios adoram muitos deuses. Alguns em forma humana (antropomórfico) e outros em forma híbrida. Como se chama essa "forma híbrida"? Eles também adoravam animais? Cite exemplos.

8- Por que os egípcios se preocupavam tanto com a morte?

9- Descreva o processo de mumificação.

10- Que faraó mandou construir a primeira pirâmide (Pirâmide escalonada) e quem foi construída a pirâmide mais precisa (próxima da perfeição)?



Bons estudos!!! Façam o Tarefão no caderno dessa vez, não é para me entregar. As respostas podem ser encontradas das aulas 22 - 27 e no conteúdo do caderno. Caso encontrem alguma dificuldade para responder a qualquer questão, não deixem de pesquisar na internet também.


Mil beijos e bom final de semana.

Questionário de recuperação (6º ano/Promissão)


1- Quem foi Menés e qual a sua importância para o Egito Antigo?

2- Durante e muito tempo após o governo de Menés, por que a cidade de Mênfis permanecia seca mesmo durante as grandes enchentes? Descreva as características dessa construção.

3- O que eram as mastabas? Caracterize-as.

4- Qual a relação da posição do sol com os túmulos dos faraós (pirâmides)?

5- Quem foi Zozer (ou Djoser)? Quais as características de sua câmara mortuária construída por Imotep?

6- Por que os faraós muitas vezes casavam-se entre irmãos?



Bons estudos meus queridos! As perguntas podem ser respondidas a partir do filme que assistimos (Egito: Construindo um império) e da explicação que dei, mas as respostas também podem ser extraídas da internet.

Beijos...