quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nem todos os países desenvolvidos são iguais (8°ano/Zeta)

A abordagem econômica, que utiliza os números do IDH e a posição do país na DIT é utilizada em larga escala para classificar os países em desenvolvido e subdesenvolvido, como vimos nas ultimas aulas. Porém outros critérios são fundamentais nessa classificação: tecnologia e nível de consumo.

*TECNOLOGIA
A globalização acelerou a dispersão da tecnologia e aumentou o poder dos países que a detém. Esse é um dos fatos de tanto investimento em pesquisas, financiadas pelo Estado, em universidades ou pelas próprias empresas, em geral multinacionais.

*CONSUMO
De modo geral, o modelo de consumo foi padronizado no mundo.
A publicidade cria necessidades nas pessoas e os bens ultrapassam sua utilidade prática e assumem um signifacado simbólico, social.
Criou-se a imagem de que é possivel caracterizar uma pessoa pelo que ela consome, o mesmo se dá com os países.

3 comentários:

  1. pk classifivamos a tecnologia e o consumo ?

    ResponderExcluir
  2. Porque podemos quantificar o desenvolvimento econômico de um país pelo nível de consumo e utilização de tecnologia por parte de sua população. Assim, tecnologia e nível de consumo aparecem ao lado de critérios já consagrados como DIT (divisão internacional do trabalho) e IDH (indice de desenvolvimento humano) no conjunto de considerações das particularidades de cada país.

    ResponderExcluir
  3. Cada país tem sua classificação em cada coisa como DIT IDH PIB precisso de um conselho para estudar para provas tenho que saber a classificaçao de cada um ou tenho que entender só que nem todos os paises são isguais por causa da sua classificação na DIT e o IDH?

    ResponderExcluir