domingo, 16 de agosto de 2009

GLOBALIZAÇÃO (1º Ano E.M.)


O processo de GLOBALIZAÇÃO é um fenômeno de escala global que consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Começou durante a expansão marítima (periodo dos Descobrimentos) , porém, o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.

Através deste processo há uma aceleração de todos os tipos de fluxos (informações, capitais, serviços, mercadorias e pessoas). Isso resulta numa nova organização do espaço geográfico que permite que produtos, informações e elementos culturais de outras localidades do mundo pertençam a nossa realidade (lembrem-se do "AMERICAN OF LIFE", estilo de vida estadunidense, tão presente no cotidiano brasileiro). O conceito de REDES GEOGRÁFICAS se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. As inovações tecnológicas tem por base a REDE TÉCNICA mundial da internet, muito importante para a globalização.

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As MULTINACIONAIS ou TRANSNACIONAIS contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

O fenômeno da globalização assumiu definitivamente uma posição central na análise dos problemas contemporâneos. Há um consenso ao afirmar que todas as realidades sociais em qualquer parte do planeta estão influenciadas, de alguma forma, pela chamada globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário