quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A biosfera do Brasil (7°ano/Zeta)

AS ÁREAS FLORESTADAS

*DOMÍNIO AMAZÔNICO
Maior reserva de biodiversidade do mundo, ocupa 49,29 % do território nacional. Seu clima é quente e úmido, com chuvas torrenciais bem distribuídas durante o ano e rios com fluxo intenso. A floresta é densa, com arvores grandes e altas de folhas grandes e largas.
Também possuí uma grande rede hidrográfica, a bacia amazônica, onde estãp 20% da água doce do planeta. Nas planicies que acompanham o Rio Amazonas e seus afluentes, encontram-se as matas de várzea (periodicamente alagadas) e a floresta de igapó (permanentemente inundadas).
O desmatamento da floresta tem acontecido num ritmo acelerado e se não for freado trará sérias consequências como: destruição da biodiversidade, erosão e empobrecimento do solo, enchentes e assoreamento dos rios, elevação das temperaturas, proliferação de pragas e doênças, etc.

*DOMÍNIO DOS "MARES DE MORROS" FLORESTADOS
Complexo que engloba morros, vales, planaltos e planícies de toda a faixa litorânea brasileira. Seu clima é tropical úmido: quente com a presença de fortes chuvas em uma estação do ano.
Devido ao clima e relevo característicos dessa região, os deslizamentos de encostas são problemas naturais. A vegetação característica desse domínio é composta por arvores de alto e médio porte, que servem de sustentação para o relevo acidentado.
Problemas relacionados ao desmatamento das encostas, incontrolável corte da madeira e ocupação imobiliárias descontrolada estão entre os mais graves desse domínio.

*DOMÍNIO DAS ARAUCÁRIAS
Floresta de clima temperado com estações bem definidas. Chuvas regulares e abundantes.
Vegetação aberta, composta por coníferas, com folhas pequenas, em forma de agulha.
A especie é alelopata, isso é cresce sem outras arvores muito próximas, o que facilitou sua extração. Além disso encontra-se em solo extremamente fértil, o que intensificou o desmatamento do domínio.

*DOMÍNIO DE TRANSIÇÃO - MATA DOS COCAIS
Ocorre entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Estabelece-se entre a Amazônia e a Caatinga, o que possibilita encontrar climas totalmente diferentes no mesmo domínio.
Sua vegetação composta por buritis, copaíba, entre outras espécies, significa fonte de renda para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário