segunda-feira, 1 de abril de 2019

Projeto: Sabores da História (7º ano/Colégio Fênix)




As especiarias são temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Além de proporcionar um sabor todo especial aos pratos das quais fazem parte, algumas especiarias também podem ser utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, e ervas aromáticas.
 Entre os séculos XV e XVI eram muito valorizadas na Europa. Imaginem como era viver em um mundo sem geladeira!!! As especiarias eram responsáveis por tornar mais agradável o sabor dos alimentos. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentou a demanda por esses produtos, considerados de luxo na época, 
Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos. Porém o monopólio foi quebrado quando, no século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana.

MÃOS À OBRA
Cada grupo (de até quatro pessoas) deve realizar as seguintes tarefas:
  • Confeccionar um cartaz com três amostras de especiarias, os nomes científicos destas e breve histórico da utilização de cada uma delas (cartolina branca com margem e referências bibliográficas).
  • Levar um prato produzido com algum tipo de especiaria para a degustação em sala de aula no dia 12/04/2019 (sexta-feira).

Aguardo ansiosamente as delícias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário