segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Brasil: Divisões regionais (7º Ano)

No Brasil, a regionalização foi fundamental para atender ao planejamento governamental de integração de todo o país ao projeto de desenvolvimento econômico, centrado na industrialização e comandado pelo governo federal.
O IBGE é criado em 1934 a fim de realizar levantamentos estatísticos sobre a população, a economia, a sociedade e as estruturas produtivas do país, para conhecê-las e ajudar o governo federal a traçar os rumos do desenvolvimento.

  • 1941-1945: Desde a sua criação até 1969 as divisões foram baseadas em características naturais mas, respeitando os limites dos estados.
  • 1969: O IBGE apresenta uma nova divisão regional do Brasil, dessa vez as regiões são mais homogêneas, definidas pela combinação de caracteristicas físicas, demográficas e econômicas. 
  • 1988: Com a criação de novos Estados (Acre, Tocantins e Rondônia), houve uma adequação da divisão regional de 1969, que manteve, porém, os critérios anteriores.
Assim, o Brasil é dividido em cinco regiões distintas: Norte (N), Nordeste (NE), Centro-Oeste (CO), Sudeste (SE) e Sul (S).

OS COMPLEXOS REGIONAIS



Em 1967 o geógrafo Pedro Geiser cria a divisão geoeconômica, que considera a produção do espaço geográfico individualizada pelo processo histórico de ocupação econômica do espaço natural, permitindo uma melhor compreensão entre os complexos regionais das relações e da interdependência destes na construção do espaço geográfico brasileiro.

Você pode notar que são três os complexos regionais:
  • Amazônia: região caracterizada pela predominância das caracteristicas naturais sobre as naturais (espaço em construção);
  • Nordeste: região de colonização européia mais antiga (hoje apresenta vários problemas sociais e econômicos);
  • Centro-Sul: região de economia mais dinâmica (representa o Brasil moderno).

9 comentários:

  1. ana carolina dos santos2 de maio de 2012 às 19:57

    muito obrigada o wekipedia as vezes nao tem exetamente o que a gente precisa como eu quero uma coisa para materia do 7 ano , la aparece outra coisa

    ResponderExcluir
  2. mateus coinbra de macedo2 de maio de 2012 às 19:59

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana carolina dos santos2 de maio de 2012 às 20:15

      cara larga de ser trouxa amnha eu conto pra prof, quero ver se desta vez vc leva suspencao

      Excluir
    2. mateus coinbra de macedo2 de maio de 2012 às 20:17

      menina como vc achou esse site?

      Excluir
    3. ana carolina dos santos2 de maio de 2012 às 20:19

      tbm tenho que fazer o trabalho de geografia ta ,,, e ,,,amanha vc se ferra de uma vez ja ate tirei uma copia deste site pra mostra pra prof

      Excluir
    4. isabela mendes viana2 de maio de 2012 às 20:23

      gente vcs vao mesmo truvar na briga pelo site deixa sso pra amanha na aula ,,,e ,,, ana caroline vc escolheu o site certo pra fazer o trabalho do nosso grupo,,,agora é so fazer a maquet

      Excluir
  3. Fico muito feliz em poder ajudar alunos de outras escolas em seus estudos... Só peço que não utilizem palavras baixas neste ambiente!
    Obrigada!

    *Desejo que vcs (Isabela e Ana Carolina) tirem boas notas!

    ResponderExcluir
  4. PROFESSORA LAÍS PAIVA. MEU NOME E LEONARDO E SOU PROFESSOR DE ESCOLA INTEGRAL EM PERNAMBUCO E GOSTARIA DE SUA PERMISSÃO PARA COLOCAR AOS MEUS ALUNOS PARTE CO CONTEÚDO DESTE SEU BLOG.É O ASSUNTO SOBRE DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL.PARABÉNS POR ESTA INICIATIVA. TBM TENHO OUTROS ASSUNTOS, SE FOREM ÚTEIS SENTIREI PRAZER EM COMPARTILHAR. lrgbello@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir