segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O trabalho globalizado (9º Ano)

Na atualidade, vivemos o aprofundamento da inovação e da globalização, onde indústrias e conhecimentos espalham-se por todos os cantos do planeta. Essas inovações  ampliaram as oportunidades, facilitaram o acesso a mercados de elevado poder aquisitivo, aumentaram a produção econômica e a geração de empregos. Porém os trabalhadores são submetidos a uma dinâmica altamente competitiva e precisam se "atualizar" constantemente, o problema é que a grande maioria da população não tem condições de acompanhar essas mudanças. Essas desigualdades de condições refletem nas altas taxas de desemprego - quer em países ricos, quer nos países pobres.

PRINCIPAIS CAUSAS DE DESEMPREGO
  • Países subdesenvolvidos: a maior parte deles tem poucos recursos para o investimento no setor produtivo e constantemente são assolados por crises políticas e/ou econômicas.
  • Países desenvolvidos: o desemprego está diretamente relacionado à aplicação de alta tecnologia ao processo produtivo.
  • Países que foram socialistas: passam por sérias crises de adequação à economia de mercado.
O DESEMPREGO ESTRUTURAL
Refletem questões estruturais do próprio desenvolvimento capitalista. Principais causas:
  • Revolução tecnocientífica décadas de 1980 e 1990: a automação na produção eliminou milhares postos de trabalho.
  • Crescimento da população ativa: participação feminina no mercado de trabalho e um grande contigentes de jovens em busca do primeiro emprego.

 AS NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO
  • A principal tendência, nos países desenvolvidos. para viabilizar a maior oferta de empregos, é a redução progressiva da jornada de trabalho.
  • Outra tendência é a "terceirização".
*Resumo das aulas 51 e 52.

Nenhum comentário:

Postar um comentário