sexta-feira, 17 de maio de 2013

Roteiro para a análise do contexto histórico do filme Oliver Twist (8º ano/Promissão)

E

Em nossas ultimas aulas de história temos estudado sobre o trabalho e a Revolução Industrial. Vimos a que condições os operários eram submetidos e como o trabalho infantil era visto pela sociedade da época. Para complementar indico o filme Oliver Twist, dirigido por Roman Polanski,  que dará uma visão mais ampla e concreta sobre o assunto. A sinopse é:


Oliver Twist é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger, um ladrão que o leva até Fagin, um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow, o pai desejado por Oliver.


QUESTÕES

1-      Por que podemos dizer que a Revolução Industrial mudou profundamente o estilo de vida da humanidade e que essas mudanças se refletem nos nossos dias?

2-      Quais as pré-condições para que a Inglaterra seja o palco da Revolução Industrial. Justifique sua resposta.

3-      Diferencie trabalho artesanal de trabalho fabril.

4-      O que foi o movimento Luddita?

5-      Como era o cotidiano do trabalho nas fábricas durante a implantação do capitalismo industrial?

6-      Qual o significado da infância durante os primórdios da Revolução Industrial? Como as crianças eram vistas e tratadas durante esse período?


7- Quais eram as condições sociais enfrentadas pela população de Londres durante a Revolução Industrial?



Usem o conteúdo das explicações registradas no caderno  para complementar o seu entendimento do filme.
Um super beijo no coração!!!

5 comentários:

  1. EEEEEEE MATÉRIA LEGAL

    ResponderExcluir
  2. Olá Professora Laís
    Voce não tem as respostas?
    Porque fiz uma atividade com as minhas filhas do filme Oliver Twist porque elas estao no 8 ano e estao essa materia, se tiver por favor me manda.

    ResponderExcluir
  3. Qual a resposta da 1ª questão?

    ResponderExcluir
  4. Ola professora boa tarde , sou o prof. Substituto da escola Cyro de Barros Rezende, aqui de valinhos, queria saber se você teria as respostas desta atividade ... pois a professora, deixou eu para corrigir um trabalho com exatamente estas perguntas ... mas infelizmente não deixou respostas para que eu corrija o trabalho dos alunos do 1°ano ... por favor se possível ate hoje atarde mandar em meu e-mail : campidellijunior@gmail.com ... muito obrigado pela sua atenção, atenciosamente Prof. Júnior ...

    ResponderExcluir