terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O conhecimento científico no Ocidente

O pensamento científico ocidental surge com a filosofia por volta do sec. V a.C. na Grécia Antiga. Originou-se a partir da inquietação humana e seu desejo de conhecer, compreender e questionar regras, valores e normas aceitos pela sociedade. Mais do que isso, surge tendo como objeto de estudo qualquer coisa, de artefatos a sentimentos, pois visa a compreensão do mundo.

A própria palavra filosofia, que em grego significa amor à sabedoria, compreendia para os gregos antigos mais do que o conhecimento cientifico, como também amor pela verdade e conduta virtuosa. Assim pode-se concluir que filosofia é a busca pela verdade e esta é um dos alvos permanentes da investigação filosófica. Porém, na procura pela verdade, o homem cria novos critérios a partir de transformações na conjuntura social. Portanto, a cada período histórico existe uma verdade, geralmente criada pela classe dominante, baseada na forma de pensar de cada época, e cada escola filosófica, dentro de seu contexto histórico, busca novas alternativas e fixação de novos critérios de valor.

Também pode-se considerar a filosofia como a “mãe de todas as ciências” por que dela originam-se, por volta dos séculos XVII e XVIII, as várias ciências que conhecemos hoje e, que a partir desta divisão possibilitou, de um lado, aprofundamento de partes do conhecimento partir de objetos e métodos de estudo específicos de cada área e, por outro lado, o rompimento aparente deste conhecimento em mil pedaços.

“Embora conhecimento e ciência sejam sinônimos, nem todo conhecimento é ciência”. O senso comum, ou conhecimento vulgar, baseia-se em crenças amplamente difundidas entre os seres humanos, pautadas na experiência cotidiana, refletindo as necessidades humanas mais imediatas e é transmitido de geração em geração. As diversas ciências, por sua vez, originam-se das necessidades práticas da vida humana, possuem valor inegavelmente prático e uma perspectiva evolutiva. Constituem-se num corpo de saberes organizados e sistematizados que visam explicações de fatos conhecidos. Suas verdades e descobertas precisam ser provadas, assim uma teoria científica uma vez comprovada é, ao menos por um período, verdadeira.


2 comentários:

  1. ola lais sou um dos seus alunos do 6ano de promissao eu me chamo mateus rosado entao deixei st comentario porque gostei da postagem que voce feis

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido... Espero que continue gostando do conteúdo do blog. Aceito sugestões!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir