quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tarefão de História (8º ano/Promissão)

O vídeo abaixo pode ajudá-los em algumas questões:


1- Sabemos que a Inglaterra foi o palco da Revolução Industrial por algumas condições pré-estabelecidas. Defina-as.

2- Como eram as condições de trabalho no início da Revolução Industrial?

3- Compare as características das colônias inglesas do norte e do sul. Registre as semelhanças e diferenças encontradas. 
4- Cite algumas medidas que o Governo inglês tomou a fim de ampliar a dominação sobre suas 13 colônias da América. Caracterize-as.

5- Como se deu o processo de Independência das 13 colônias inglesas?

6- Quais são as caracteristicas do Antigo Regime?

7- Na França pré-revolucionária, quem fazia parte do Primeiro, Segundo e Terceiro Estado?

8- Liste as pré-condições para a Revolução Francesa.

9- Qual o papel dos sans-cullot no processo revolucionário?

10- Qual a relação do Iluminismo com as profundas alterações trazidas pela Revolução?

Os exercícios devem ser realizados no caderno. As perguntas podem ser impressas, mas as respostas devem ser manuscritas.

Beijos.



Tarefão de História (7º ano/ Promissão)

Meus príncipes e princesas, assistam o documentário abaixo antes de responder as questões.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=BeVs88wT2J4



1- Por que a Baixa Idade Média é chamada de tempo de transição?

2- Para que os burgos foram construídos e em que acabaram se transformando?

3- Como as cidades medievais conseguiam autonomia das obrigações feudais?

4- Faça a relação entre o fim das invasões bárbaras, o aumento populacional e o renascimento comercial e urbano.

5- Defina os termos abaixo:
a) Usura
b) Justo preço
c) Mercadores
d) Cambistas
e) Saltimbancos

6- Diferencie Hansas de corporações de ofício.

7- Caracterize a cidade medieval, seu traçado, construções e saneamento. Por que elas eram muradas?

8- Sobre a CRISE GERAL DO FEUDALISMO, ocorrida no século XIV, defina e dê as causas e consequências dos principais problemas a seguir:

a) Fome
b) Peste negra
c) Guerra dos Cem Anos
d) Revoltas populares 


Os exercícios devem ser realizados no caderno. As perguntas podem ser impressas, mas as respostas devem ser manuscritas.

Beijos.






Tarefão de História (6ºano/Promissão)

Meus querid@s, assistam os dois vídeos abaixo antes de começarem a responder as perguntas.





1- Observe o mapa ao lado para responder as questões a seguir:

a) O que era a crescente fértil e por que essa região recebe esta denominação?

b) Quais são os três grandes rios que banham esta região? A que civilizações eles pertencem?

c) O que significa mesopotâmia?

2- Como surgiu a escrita?

3- Denomine e caracterize o tipo de escrita de cada civilização abaixo:

a) Maia
b) Mesopotâmica
c) Egípcia
d) Chinesa
e) Fenícia

4- Dê o significado das palavras a seguir:
a) Civilização
b) Cidade-estado
c) Estado
d) Império

5- Quais eram os povos que habitavam a mesopotâmia, ao norte e ao sul.

6- Quem foi Hamurábi.

7- Por que os Assírios conseguiram conquistar toda a mesopotâmia?

8- Quais as características da religião mesopotâmica?

9 - Faça um resumo pequeno da história do povo hebreu.



Os exercícios devem ser realizados no caderno. As perguntas podem ser impressas, mas as respostas devem ser manuscritas.

Beijos.





segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tarefão de geografia para o feriadão (6º ano/Birigui)

1- Explique a teoria da deriva dos continentes.

2- A teoria de Alfred Wegener (deriva dos continentes)  está associada a qual outra teoria para explicar tal movimentação? Explique-a.

3- Observe a imagem abaixo:
O que pode ocorrer no limite das placas tectônicas quando: 
a) As placas estão em movimento transformante (placas que deslizam uma ao lado da outra)?
b) As placas estão em movimento divergente (placas se afastam)?
c) As placas estão em movimento convergente (uma placa mergulha sob a outra)?

4- O que são rochas?

5- Tomando como critério a forma como surgiram dividimos as rochas em três tipos. Defina e exemplique cada tipo de rocha.

a) Magmática
b) Sedimentar
c) Metamórfica

6- Petróleo e carvão são rochas? Justifique.



Bons estudos, amores e amoras...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tarefão de Geografia (6º Ano/Zeta Birigui)



1- Com a ajuda da imagem acima e dos registros das explicações de seu caderno faça um desenho simples de cada Era Geológica e dê as suas principais características.

a) Proterozóica ou Pré-Cambriana

b) Paleozóica

c) Mezosóica

d) Cenozóica

2- Sobre a estrutura da Terra defina e aponte as principais características de:

a) Atmosfera

b) Litosfera

c) Hidrosfera

d) Biosfera


Bons estudos, meus queridos!
Os exercícios devem ser realizados no caderno. As perguntas podem ser impressas, mas as respostas devem ser manuscritas.

Beijos.

Artes Visuais: A COR PARA HENRI MATISSE (7ºAno/Birigui)


"Antes, o cotidiano me aborrecia. Ao pintar, passei a sentir-me gloriosamente livre e tranquilo", ele dizia.

Henri-Émile-Benoit Matisse nasceu em 31 de dezembro de 1869 no norte da França. De família da pequena burguesia, seu pai trabalhava numa loja de tecidos e a mãe, era costureira. Formou-se em direito, mas descobriu sua vocação para as artes durante um reforma promovida por ele na casa dos avós. A nova decoração incluía quadros pintados por Matisse, suas obras fizeram muito sucesso entre os amigos e familiares.

Com o apoio dos pais foi estudar Arte em Paris. No entanto, o jovem pintor não demorou em perceber as limitações das lições de seus mestres: deles aprenderia a técnica do desenho, mas com risco de sacrificar, em nome do realismo convencional na reprodução da realidade, a riqueza das formas e, em especial, da cor.

Em 1901, participou do Salão dos Independentes, organizado por Paul Signac. Em 1903, Matisse voltou a expor no Salão dos Independentes e também fez sua estreia no Salão de Outono, onde era apresentada uma retrospectiva póstuma de Gauguin.

O uso acentuado das cores nas novas telas de Matisse escandalizou o público do Salão de Outono de 1905. Os críticos passaram a classificar Henri Matisse e seus amigos como “fauves”, ou seja, “selvagens”.
“O Fouvismo não é tudo”, comentou Matisse, “é apenas o começo de tudo.”

Além da provocação, o fauvismo recuperou a liberdade de visão do artista, a cor como elemento básico da arte pictórica e o conceito plástico que regia sua obra acima do ato de representação.
“Não é possível pintar servilmente a natureza. Sou forçado a interpretá-la e a submetê-la ao espírito do quadro. Quando encontrar todas as minhas relações de tons, será um acorde cromático vivo, uma harmonia tal qual uma composição musical.”
Tudo parece ser o resultado de um gesto emocional que acumula tons puros até extravasar a realidade imediata e aparente.
A destruição dessa realidade por meio da cor significou, para os critérios conservadores vigentes na época, o início das “agressões” pictóricas que marcam a arte de vanguarda do século XX. No entanto, a intenção de Matisse não era “destruir a realidade”, mas reconstruí-la a partir de uma nova visão.



No quadro ao lado (Madame Matisse, 1905), Matisse deu um passo decisivo em sua técnica de representar sentimentos e sensações por meio da força das cores. Como resultado de intensa investigação sobre o comportamento da luz na definição da cor, o artista alcançou o limite cromático com o emprego do vermelho e de tonalidades alaranjadas. Ao mesmo tempo, confrontou-os com o verde, sua cor complementar, que ocupa a parte central do rosto e, em tom mais sóbrio e austero, o fundo que corresponde à parte direita da face.


Em 1909, “A dança” e “A música” seriam expostos no Salão de Outono de 1910 e suscitariam a rejeição do público tradicional e o entusiasmo dos amantes da vanguarda. Pode-se afirmar que “A dança”, de Matisse, e “Guernica”, de Picasso, constituem duas obras paradigmáticas das artes plásticas do século XX.
“A dança” evoca a liberdade, a alegria e a comunhão. A obra de Picasso, por sua vez, remete ao horror da guerra e à raiva impotente. Não é casual: os dois extremos configuram os limites de um século que, de um lado, abraçou as mais belas utopias e, de outro, padeceu com mortes em massa e a destruição em guerras.





Coloco-me no lugar do visitante. O primeiro painel é oferecido a ele. É preciso transmitir uma sensação de alívio. Assim, meu primeiro painel representa “A dança”, esta roda que se eleva sobre a colina”, declarou Matisse.


O círculo de dançarinos é uma reelaboração da roda já representada em “A alegria de viver”. Por outro lado, o novo conjunto constitui um autêntico regresso à temática do Éden. Por outro, em “A dança” a cor adquire um protagonismo que prevalece sobre as figuras temáticas. Essa diferença implica uma reordenação substancial na visão do artista: o novo círculo se afasta do paraíso e pede um novo significado.

As três cores: vermelho, verde e azul, usadas na máxima intensidade, e as amplas pinceladas garantem uma cena dionisíaca ausente em “A alegria de viver”. “A dança” renuncia ao sossego e à serenidade; ao contrário, a tela transmite força, dinamismo e movimento.


O quadro "A música" (1910) compôs o segundo painel encomendado pelo colecionador Sergei Shchukin para ornamentar seu palacete em Moscou. 




EXERCÍCIO

1- Analise as obras "A dança" (1909-1910) e "A música" (1910), ambas de Henri Matisse, e registre em seu caderno as suas impressões e sensações diante das cores, formas e poesia empregadas na composição dessas imagens.





Bons estudos!!!

A atividade deve ser realizada no caderno. A pergunta e as imagens podem ser impressas, mas as respostas devem ser manuscritas.
Beijinhos...

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Roteiro para a análise do contexto histórico do filme Oliver Twist (8º ano/Promissão)

E

Em nossas ultimas aulas de história temos estudado sobre o trabalho e a Revolução Industrial. Vimos a que condições os operários eram submetidos e como o trabalho infantil era visto pela sociedade da época. Para complementar indico o filme Oliver Twist, dirigido por Roman Polanski,  que dará uma visão mais ampla e concreta sobre o assunto. A sinopse é:


Oliver Twist é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger, um ladrão que o leva até Fagin, um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow, o pai desejado por Oliver.


QUESTÕES

1-      Por que podemos dizer que a Revolução Industrial mudou profundamente o estilo de vida da humanidade e que essas mudanças se refletem nos nossos dias?

2-      Quais as pré-condições para que a Inglaterra seja o palco da Revolução Industrial. Justifique sua resposta.

3-      Diferencie trabalho artesanal de trabalho fabril.

4-      O que foi o movimento Luddita?

5-      Como era o cotidiano do trabalho nas fábricas durante a implantação do capitalismo industrial?

6-      Qual o significado da infância durante os primórdios da Revolução Industrial? Como as crianças eram vistas e tratadas durante esse período?


7- Quais eram as condições sociais enfrentadas pela população de Londres durante a Revolução Industrial?



Usem o conteúdo das explicações registradas no caderno  para complementar o seu entendimento do filme.
Um super beijo no coração!!!